Como É o Cargo de Músico no Navio de Cruzeiro?

Como-e-O-Cargo-De-Musico-no-Navio-de-Cruzeiro.png

O que faz um músico no navio de cruzeiro?

O Raphael é natural de Belém do Pará, músico profissional há mais de 15 anos hoje está a bordo do Carnival Firenze na posição de Fleet Music Manager, começou na companhia Carnival Cruise Line em 2017 como bateirista.

Poucas pessoas sabem mas em um navio de cruzeiro existem os músicos que são muito requisitados a cantar em diferentes àreas no navio, como aos arredores dos bares e palcos dos teatros. Sim um navio de cruzeiro é tão grande que existem apresentações de show e bandas que tocam todas as noites. Cada dia do cruzeiro tem um repertório e tema diferente em que os músicos podem tocar, além dos diferentes instrumentos como: bateria, Saxofone, guitarra, piano, teclado, trombone, baixo, clarinete, violino. Existem grupos no navio cheio de oportunidades para quem é músico e gostaria de ganhar em dólar, como por exemplo: trios, solistas, banda latina, banda de rock. Imagine você viajar o mundo, ganhar em dólar e ainda fazer o que ama que é tocar? O departamento dos músicos chama: Departamento do Entretenimento. Veja aqui a nossa 5 entrevista com o Raphael nos contando sobre: Como é o cargo de músico no navio de cruzeiro?

1) Quais experiências em terra te ajudaram a conseguir esse emprego a bordo na área de músico?

Eu sou formado pelo Conservatório Carlos Gomes em Belém no Pará, fiz escola de música em São Paulo. Trabalhei tocando em bandas por mais de 10 anos nas noites de Belém e São Paulo. Toquei em bailes de casamentos (Banda Baile), toquei com artistas prestes a se tornarem famosos, tive uma banda pela qual fizemos uma turnê pelo Brasil.

2) Como foi a entrevista para conseguir a vaga no navio de cruzeiro?

A entrevista teve 3 fases:

1) Análise de Currículo: Nessa fase você envia um e-mail com todas as suas informações são elas: nacionalidade, nome completo, idade, uma foto sua bem apresentável mostrando que você é um músico, status do passaporte e visto. Envie também um breve resumo sobre você em inglês, quais estilos de múscias você mais se identifica, qual a sua disponibilidade de embarque, envique também um link das suas apresentações. Envie também um vídeo demonstração tocando trechos de músicas internacionais conhecidas e diferentes variedades de estilos. Repertório também deve ser enviado, um repertório com trechos das músicas que você sabe tocar, sempre visando a variedade de estilos assim como, sempre focando em qual a cultura da empresa, por exemplo, empresas americanas é obrigatório saber tocar algum estilo country. Tenha no mínimo 150 músicas no repertório. Não coloque músicas que você ainda não aprendeu.

2) Entrevista em inglês com a recrutadora.

3) Audição: O recrutador envia 3 músicas para o candidato cada música exige um desafio diferente. Às vezes tem uma leitura de partitura a primeira vista que significa que o recrutador vai te dar uma partitura que você nunca viu antes e você vai ter que tocar. Se você estiver aplicando sozinho (rockband), eles podem exigir que você saiba ler partitura à primeira vista.

Geralmente os candidatos se inscrevem para tocar o instrumento que mais se familiariza, bateria, baixo, bateria, violão, violão-celo, piano. Você também pode ou não mencionar se sabe cantar e mostar na audição se solicitado. Quando você se inscreve para tocar um instrumento é aquele instrumento que você tocará pelo resto do contrato.

Todo o processo seletivo durou cerca de 3 mêses.

3) Quais as atividades executadas a bordo no cargo de músico? Fale um pouco da sua rotina a bordo.

Quando iniciei na Carnival eu era bateirista da banda. Assim que você recebe a sua data de embarque (isso vale tanto para o primeiro contrato quanto para os próximos), primeiramente você e seu time também chamado de “Casting”, ficarão um mês ensaiando o repertório e tema do show que foi designado no Carnival Studios em Davie na Flórida, e depois dos ensaios somos finalmente enviados para o navio onde inicia as atividades de fato. Os músicos tocam até 4 horas por dia durante os shows e acabam tendo outros duties (outras tarefas) como guia dos entretenimento, ajuda nos treinamentos de seguranças em dia de embarcação,

4) Quais são os cargos do seu departamento? Existe possibilidade de crescer a bordo na área de música?

Os cargos do departamento de música a bordo de um navio de cruzeiro pode varia de companhia para companhia, mas na Carnival é assim:

Músicos (os membros que tocam bateria, baixo, piano, guitarra…)

Music Manager

Entertainment director

Fleet Music Manager (Atualmente essa é a posição do Raphael): Nessa posição eu já não tenho tanto contato com instrumentos como antes.

 

5) Qual a duração média, tipo de contrato, tempo de férias (remuneradas ou não), salário médio (variando por classe do navio e tempo de serviço) de alguém do seu cargo?

O tempo de contrato para um Fleet Music Manager tem a duração de até 3 mêses com 1 mês de férias. O salário na posição de Fleet Music Manager é de em média $ 5.000,00 a $ 6.000,00 dependendo do tempo do cargo e na empresa.

6) Dicas para quem quer aplicar para a posição de Fleet Music Manager a bordo ?

Na minha posição hoje é possível subir começando como músico e ir escalando. Você pode aplicar direto no site da Carnival Entertainment ou pela Agência Castaway.

7) O que você mais ama no seu trabalho a bordo?

O que eu mais amo no meu trabalho a bordo é literalmente as pessoas que a gente conhece. Hoje, na posição que eu tenho, me permite ter um empacto muito maior na carreira das pessoas, ajudar alguém que quer ser manager ou um músico melhor. Tem sido muito gratificante. Infelizmente eu já não tenho tanto contato com a música de forma direta.

8) Você já passou por quantas empresas de cruzeiro ?

Eu digo que a Carnival é o meu único amor, nunca trabalhei como músico em outras empreas de cruzeiro. Nunca nem se quer fiz um cruzeiro antes de conhecer a Carnival.

9) Como são as horas livres, pode acessar a área de passageiro?

Sim temos o Guest Privileged, mas sempre respeitando a vez dos hóspedes se caso estiverem na nossa frente. As horas livres depende de cruzeiro para cruzeiro.

10) você divide cabine ?

No cargo de músico eles devidem cabine sim, a partir do cargo do Music Manager ele já não compartilha cabine.

11) O que quer você ache necessário falar, abra seu coração ❤️

Eu digo que esse trabalho em navio de cruzeiro não é para qualquer um, mas é um grande passo na carreira para muita gente. Principalmente porque sabemos que, infelizmente, músicos no Brasil não são reconhecidos como deveriam ou demoram muito para atingir o sucesso que merecem. Em um navio de cruzeiro temos um contrato assinado como músico. Você é pago como um músico.

Existem sempre 3 tipos de pessoas: Que vem só para experimentar, outras que querem se aposentar aqui e outras que aceitam esse tipo de trabalho em navio para dar um passo na carreira. E realmente é um grande passo na carreira. Então qualquer que seja o seu objetivo, tenha ele muito claro do porquê você está aqui e isso é o que vai te segurar nos momentos difíceis.

Quem vem para trabalhar em navio, já sabe que trabalha muito., pratica sempre o seu instrumento e o nível de exigência é alto.

_____

Veja aqui um artigo sobre: Como é o Cargo de uma host no navio de cruzeiro?

OBRIGADA POR LER ATÉ AQUI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »