COMO É O CARGO DE JUNIOR RESTAURANT HOST NO NAVIO? #Entrevista4
1) Quais experiências em terra te ajudaram a conseguir esse emprego a bordo na posição de Restaurant Junior Host?
Quando apliquei estava finalizando meu intercâmbio no Canadá, e lá trabalhava em um hostel, então acredito que o inglês e a experiência em hotelaria podem ter contribuído para conseguir ser aprovada.
Maruja Carolina: Recepcionar as pessoas seja onde for, em um hotel pequeno da cidade ou grande porte, pode ajudar a criar experiências e aprendizados o suficientes para começar na área. Ou até mesmo, começar no navio de cruzeiro em uma posição mais baixa, como assistente do garçom, e subir para Junior Host, como foi o caso da Brenda.
2) Como foi a entrevista para conseguir a vaga no navio de cruzeiro?
Duas fases apenas, a primeira com a agência em português e a segunda com a companhia em inglês. As perguntas feitas pelo recrutador eram perguntas bem básicas. O intuito dele era avaliar meu nível de inglês.
3) Quais as atividades executadas a bordo no cargo de Restaurant Junior Host? Fale um pouco da sua rotina a bordo.
Sou Restaurant Junior Host, minha função marjoritariamente é hospitalidade no restaurante, então verifico se o passageiro fez seu checking no aplicativo da companhia e o direciono até a sua mesa. Tenho responsabilidade sobre alergias e intolerâncias alimentares do passageiro, avisando assim, o waiter responsável pela mesa do passageiro.
4) Quais são os cargos do seu departamento? Existe possibilidade de crescer a bordo na sua área?
Começando do mais baixo até o mais alto:
Restaurant Junior Host
Senior Host
Assistente de Maitre
Maitre
____
O cargo de Host não necessariamente precisa passar por outros cargos como o de assistent waiter. Você pode iniciar na posição de Host sem precisar entrar por outro cargo. Só que no momento, a companhia está abrindo essa oportunidade para aqueles que já foram assistant waiter ou waiters. Quando isso acontece você é direcionado a um treinamento de Hosts.
Subir de cargo no meu departamento é relativamente fácil, mas requer vontade e dedicação, como já mencionado aqui nas outras entrevistas feitas pelo Blog Dicas da Maruja. Comecei como Assistente de Garçom (Assistant Waiter), carregando bandejas e entregando pratos. Depois, fui designada para trabalhar no restaurante do Capitão, atendendo os oficiais e o Diretor do Hotel (Hotel Director). Foi lá que percebi minhas habilidades e decidi buscar crescimento. Após um período, quando surgiu uma vaga para a posição de Anfitrião, conversei com meu supervisor demonstrando meu interesse. É claro que só falei sobre isso depois de alguns meses, mostrando meu trabalho e ganhando a confiança dos meus superiores.
5) Qual a duração média, tipo de contrato, tempo de férias (remuneradas ou não), salário médio (variando por classe do navio e tempo de serviço) de alguém do seu cargo?
A duração do contrato de Restaurant Junior Host é de 6 a 7 mêses a bordo, o nosso salário é fixo (uma média de $1.800,00 dólares por mês) e não temos remuneração nas férias. A duranção das férias podem ser de 2 a 4 mêses.
Veja aqui o nosso último artigo sobre: “Como Trabalhar em Navio de Cruzeiro em 2024”.
6) Dicas para quem quer aplicar para a posição de Host a bordo ?
Acho que umas das dicas mais importantes é lembrar que é um trabalho difícil, independente da posição e função. Você vai trabalhar durante X meses sem folga e longe de casa, então por mais que existam coisas positivas no trabalho a bordo, é preciso vir com a mente preparada para essa jornada.
Dicas Extras para Futuros Junior Restaurant Hosts:
- Invista em suas habilidades interpessoais e de comunicação.
- Busque experiências anteriores em hospitalidade ou atendimento ao cliente.
- Domine o inglês e, se possível, outros idiomas.
- Esteja preparado para trabalhar em um ambiente dinâmico e multicultural.
7) O que você mais ama no seu trabalho a bordo?
A interação positiva com os passageiros, dependendo de como são, existe a possibilidade de fazer amizades e também a interação com colegas de outros países e culturas, se você for uma pessoa aberta, vai poder fazer um intercâmbio cultural bem positivo.
8) Você já passou por quantas empresas de cruzeiro ?
Eu trabalhei anteriormente na MSC, no departamento do Restaurante.
9) Como são as horas livres, pode acessar a área de passageiro?
Na companhia na qual estou existem algumas áreas comuns de passageiro e tripulante que podem ser acessadas, mas nas minhas horas livres gosto de sair — quando o navio está ancorado em algum lugar legal — ou ler, ver algum filme/série, escrever e obviamente dormir.
10) você divide cabine ?
Sim na minha posição dividimos cabine com mais uma pessoa, geralmente do mesmo departamento e sexo que você.
11) O que quer você ache necessário falar, abra seu coração ❤️
Se você é uma pessoa jovem e que ainda não decidiu nenhuma área, acho que a experiência a bordo pode te trazer uma visão do que você quer futuramente fazer ou pelo menos ter isso na sua experiência de vida.
12) Projetos da Brenda:
Bom, e se você quiser navegar em outras águas além do Dicas da Maruja te convido a ler o meu livro As Aventuras de Uma Tripulante, onde conto sobre a vida a bordo de uma forma leve, divertida e informativa. O livro está disponível na Amazon e no Kindle Unlimited.

_______
Obrigada por ler até aqui.
I love you ♥️
That’s because my blog was written in Portuguese, and Google is translating to English 😂😅. Which questions do you have ?