Como Trabalhar Em Navio de Cruzeiros Sem Experiência?

COMO-TRABALHAR-EM-NAVIO-DE-CRUZEIRO-MESMO-SEM-EXPERIENCIA.jpg

COMO TRABALHAR EM NAVIO DE CRUZEIRO SEM EXPERIÊNCIA

Você já sonhou em explorar o mundo enquanto trabalha em um ambiente emocionante e dinâmico? Trabalhar em um navio de cruzeiro pode ser uma experiência incrível, proporcionando oportunidades únicas de viajar, conhecer pessoas de diferentes culturas e desenvolver habilidades profissionais valiosas. Neste guia, vamos explorar passo a passo como você pode fazer isso e começar sua jornada no setor de cruzeiros.

POR QUE É IMPORTANTE TER EXPERIÊNCIAS PARA TRABALHAR A BORDO?

EMPRESAS EM TERRA: Algumas companhias preferem contratar pessoas sem experiência, pois é possível moldá-las para a cultura da empresa, adequando-a ao perfil da empresa. Um candidato sem experiência não tem vícios com relação aquela área, ele está cru, e portanto mais aberto para novas experiências.

EMPRESAS DE NAVIO: Algumas exigem contratar pessoas que já tenham experiências. Isso por que a vida e o trabalho em navio é muito intensa e contínua. Assim que você chega no primeiro dia no navio, ja é direcionado para a sua estação de trabalho, conhece seu surpervisor e quais suas funções. Muitas vezes não tem nem treinamento, não porque a empresa não quer oferecer, mas sim porque ela pressume que você já saiba o básico. Assim aconteceu comigo no meu primeiro contrato no departamento do restaurante na Costa. Primeiro dia eu já estava no Buffet limpando e retirando os pratos sem mesmo um treinamento, isso depois de viajar pela primeira vez de avião, sem falar muito bem o inglês.

 

ENTÃO QUER DIZER QUE DEVO DESISTIR MESMO SEM TER EXPERIÊNCIA?

NÃO! Pode ser que você não tenha a experiência exata naquele departamento que você esteja aplicando, porém outras experiências pode te ajudar a construir um currículo atraente. Você terá tempo para isso até que o processo seletivo chegue. Aqui estão algumas dicas que eu utilizei que me ajudaram a enriquecer meu currículo. Detalhe, algumas dessas dicas você pode não estar disposto a seguir, mas o foco é o conhecimento e o que no futuro essa escolha irá te agregar. Não pense no dinheiro por agora.

 

AS DICAS SÃO:

  1. Voluntariado fora do país ou até mesmo pelo Brasil: Existe um portal por onde você se inscreve para fazer trabalhos voluntários e em troca você pode aprender uma língua nova ou até novo trabalho. Em 2018, eu fiz um voluntariado pelo site Worldpackers, basicamente é um portal onde você encontra Hostels, sítios, fazendas ou pousadas que oferecem estadia em troca de trabalho. Eles tem inscrições pelo mundo a fora, inclusive Brasil. Eu, em 2018 não queria gastar com passagens e estadia, por isso procurei um hostel para trabalhar em Cabo Frio, Rio de Janeiro que hoje chama Marea Hostel Cabo Frio . E lá eu enriqueci meu currículo em duas semanas de trabalho no hostel, além de conhecer todas as praias de Cabo Frio e Arraial gastando bem pouco.
  2. Trabalho freelance em restaurantes e bares da minha cidade: Eu em 2017 não tinha experiências suficientes para colocar no meu currículo para o navio, então eu pedi (literalmente) que amigos me deixassem trabalhar, nem que fosse de graça, nos restaurantes deles. Geralmente trabalho freelance não exige vínculo empregatício então isso caiu como uma luva porque eu não poderia ficar muito tempo naquele trabalho. Lembro que em 2017 eu fazia faculdade e final de semana eu trabalhava em bares e até Festas Universitárias e Festivais de 4 dias. Em alguns eu ganhava uma grana boa em outros nem tanto. Mas o que valia para mim era a experiência. Ao final de cada trabalho eu pedia uma carta de recomendação, e usava isso no meu processo de aplicação.
  3. Cursos gratuitos ou pagos de curta duração: Em 2017 eu tinha um péssimo inglês, mas isso não foi motivos para me abalar, eu estudei por conta usando o Youtube. Já que eu não podia pagar um curso de inglês, a saída foi estudar sozinha. Além disso, eu queria muito aprender a ser bartender para em um futuro poder aplicar para o departamento do bar. Então procurei uma instituição que oferecesse curso de 20 dias de duração para bartender, o SENAC.
  4. Aplicar para um cargo mais baixo e depois ir escalando: Tem algumas posições em navio de cruzeiro que exigem menos experiência e um inglês mais baixo. Tenho muitos amigos brasileiros que começaram no departamento de limpeza ou como Galley Stewart fizeram um contrato a bordo, guardaram dinheiro, aprimoraram o inglês e quando foram de férias usaram o dinheiro para fazer um curso de fotografia e apicaram para outra companhia em um cargo melhor, agora com uma experiência a bordo, inglês melhor e em um departamento melhor.

O QUE NÃO VALE É DESISTIR!

“Nossa, mas eu não consigo, eu não tenho condições de estudar inglês, não tenho isso, não tenho aquilo”. Não menospreze seu potencial de aprendizado, não seja imediatista mesmo trabalhando de graça a princípio, tenha pensamento a longo prazo, o que esse conhecimento vai te agregar? E depois que conseguir o trabalho em navio você vai ver em como financeiramente vai ter valido a pena tudo o que você passou. Ganhar em dólares mesmo em posições mais baixas já é mais do que trabalhando no Brasil.

Veja aqui o post no nosso blog sobre: “Quais as Vantagens de trabalhar em um Navio de Cruzeiro”.

O QUE NÃO VALE É MENTIR NO CURRÍCULO!

Isso definitivamente não vale e eu não recomendo! Você pode até passar no processo seletivo, mas depois com o tempo seus superiores vão perceber que você não entende sobre o assunto. Especialmente se você estiver aplicando para posições que exigem uma faculdade ou um curso mais profundo como engenharia ou recepção. Recepção exige que você fale fluente mais de 2 línguas, então não minta.

O QUE NÃO VALE É DEIXAR O CURRÍCULO VAZIO!

  • Sinto dizer mas se estiver em branco seu currículo com certeza eles não vão te aceitar.
  • Não deixe o campo de experiências profissionais sem nada escrito seja para companhias de cruzeiros mas para qualquer companhia em que você esteja aplicando.
  • Esteja atento e como você irá apresentar isso,
  • Não podem ser experiências desconexas com o cargo em que você esteja aplicando.
  • Valorize o seu trabalho, seja ele qual for!

5 thoughts on “Como Trabalhar Em Navio de Cruzeiros Sem Experiência?

  1. Bom dia muito legal vou estudar o inglês para trabalhar na cozinha lavando prato e depois eu vou crescer não tenho experiência de cruzeiro mas quero aprender

  2. Tenho quase nenhuma experiência prática, mas já fiz 2 voluntariados fora do país ensinando inglês, voluntariado pela Worldpackers como recepcionista em Hostel (1 mês), além de gostar de aprender idiomas (Espanhol, Francês, Italiano)

    Como recém-formado, tenho chance? E qual área poderia ser?

    1. Oi Luís, obrigada pelo comentário. Claro que tem chances! Com essa experiência fora eles veem com bons olhos. Eu indicaria áreas como o departamento do bar e do restaurante que não exigem diploma ou maiores faculdades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »