Neste artigo, Thainá compartilha suas valiosas experiências e dicas como Mess Attendant a bordo de cruzeiros. Desde a importância da experiência em atendimento ao público até a rotina intensa no Crew Mess, ela oferece insights sobre como aproveitar ao máximo a vida a bordo, manter a saúde mental e se preparar para o sucesso nesse trabalho dinâmico. Se você está considerando uma carreira em cruzeiros, não perca essas dicas práticas e motivadoras! 🛳️⚓️
Nome: Thainá
Posição: Mess Attendant
1 ) Quais experiências em terra você acha que te ajudaram a conseguir esse emprego?
Com certeza, foi a experiência que tive em trabalhar com atendimento ao público em todos os empregos que tive, mas principalmente o meu primeiro emprego, que foi em um restaurante de buffet na praia.
2) Como foi a entrevista? Teve quantas fases? Foi em inglês ou português?
A entrevista durou 13 minutos, e foi metade em português e metade em inglês. Eu tive apenas essa entrevista, que é a primeira que todo mundo tem. Algumas perguntas importantes que lembro (em inglês): falar sobre a experiência que você tem no departamento que escolheu, quantas doses da vacina da COVID você tomou, falar um pouco sobre si (idade, cidade que mora, se mora sozinho, se tem irmãos, etc.).
3) Quais são as atividades executadas a bordo na sua posição? Fale um pouco da sua rotina.
No Crew Mess, eu trabalhava na linha (linha é o buffet de comida). Eu começava às 5h30 para a linha estar aberta às 6h. O nosso serviço principal na linha é abastecer a comida, manter a linha sempre limpa e limpar tudo quando é hora de fechar: limpar a linha do buffet todo e o chão (varrer e passar pano). O meu horário era: 5h30 às 9h, 10h30 às 13h30, e 17h às 21h30, ou seja, eu tinha uma hora e meia de intervalo de manhã e três horas e meia de intervalo à tarde. Nesse horário do intervalo, outra equipe assume.
4) Acima de você, quais são os cargos do seu departamento?
Acima do Crew Mess estão: buffet attendant, assistant waiter, waiter, head waiter, e vai subindo até chegar a maître.
5) Quanto tempo de contrato e qual é o tipo de contrato? Férias, quanto tempo, e você é remunerada nas férias ou não? E o salário?
O contrato é de sete meses. É um contrato de trabalho que é regido pelas leis do país de bandeira do navio, não precisa da carteira de trabalho e você recebe o salário enquanto está trabalhando. Quando acaba o contrato (os sete meses), você não recebe mais o seu salário e o vínculo com a companhia termina. As férias são de no mínimo dois meses, e então a companhia ou a agência entram em contato para definir a data do próximo embarque. Às vezes você já desembarca com a data do próximo embarque definida; é super comum. O salário no Crew Mess é de aproximadamente 850,00 dólares e não recebemos gorjeta, porque não trabalhamos diretamente com os hóspedes (nós nem vemos os hóspedes durante o trabalho). É sempre um valor fixo em todos os meses de contrato e em todos os navios.
6) Dicas para quem quer aplicar para sua posição a bordo?
Para quem vai para o Crew Mess: vá sabendo que vai trabalhar bastante, mas muito menos do que nas outras áreas do departamento. Vá com um bom nível de inglês para entender uma reunião. Escute coisas em inglês; isso vai ajudar. Vá sem medo, o Crew Mess é um bom lugar para trabalhar, pode confiar.
7) O que você mais ama no seu trabalho a bordo?
O que eu mais amo no trabalho a bordo, e percebi isso só quando desembarquei, é aquele sentimento de estar sempre viajando, mesmo quando não saio do navio. Aqueles pequenos momentos, aquelas vezes que perguntamos “qual porto é amanhã?” Junto com a oportunidade que temos de conhecer pessoas de outras nacionalidades e a naturalidade em que isso ocorre. No navio, falar inglês é muito normal e realmente parece uma vida paralela. É isso que eu mais gosto; é louco observar as diferenças da vida em terra e a bordo.
8) Você já passou por quantas empresas de cruzeiro anteriormente?
Passei apenas por uma empresa de cruzeiro até o momento.
9) Como são as horas livres? Pode acessar a área de passageiros?
Nas horas livres, nós temos algumas opções: academia, biblioteca, sair para passear fora do navio quando possível, dormir… Nós não podemos passear na área de passageiros, exceto em alguns dias específicos. Eu costumava dormir, ficar no open deck escutando música ou sair na rua em dia de praia. Mas são muitas opções.
10) O que você acha necessário falar? Abra seu coração ❤️
Na vida a bordo, há muitos desafios, e às vezes a gente pensa que não vai conseguir ir até o final, mas uma coisa que me ajudou foi observar os meus colegas e também as pessoas dos outros departamentos e pensar assim: se eles conseguem, por que eu não conseguiria? O que difere eu deles? Nós temos que curtir o contrato, gostar desse processo que são os sete meses. Para isso, tenha no mínimo, uma boa relação com essas três partes: seu colega de quarto, seus colegas de trabalho e o seu manager. E também ter um plano para a grana que você quer guardar ajuda muito; tenha um objetivo muito claro e forte, assim você vai conseguir vencer um mês de cada vez e, quando vê, já está no último. Faça amigos durante o seu contrato; isso faz muita diferença.
11) Você divide cabine?
Sim, divido cabine com uma mulher do mesmo departamento. Há alguns navios mais antigos que a cabine é dividida em quatro pessoas (sempre do mesmo sexo).
12) Conselhos para sobreviver na vida a bordo e manter a saúde mental.
Tenha sempre alguns remédios para dor muscular e dor de cabeça, tipo três cartelas de cada, porque é para você e os seus amigos que vão pedir. Para manter o mínimo de bem-estar a bordo, eu digo que devemos evitar dormir em todos os breaks. É muito bom chegar no break, tomar um banho e ir no open deck pegar um sol e conversar com quem estiver por lá, no mínimo. Ou ir fazer qualquer outra coisa que não envolva dormir em todos os breaks.
13) Conselhos para quem quer aplicar para sua posição?
É ótimo começar no Crew Mess! Muito menos pressão; dá tempo de errar e corrigir os erros para, quando for promovido, não levar aquele susto da correria que é lá em cima, com quem trabalha com os hóspedes. Seja gentil e simpático com os crew que você está atendendo; os crew são os seus hóspedes. Isso é OURO; eu tenho certeza que foi essa característica que me promoveu no primeiro contrato. Tente estar sempre sorrindo e mostrando disposição.