Vinicius Dantas, atualmente trabalhando como Kitchen Utility, compartilha sua experiência a bordo de um navio de cruzeiro. Sem precisar de experiência prévia, ele entrou no mundo dos cruzeiros disposto a trabalhar e aprender. Nesta entrevista, Vinicius revela como é sua rotina de limpeza na cozinha, os desafios da posição, e oferece conselhos para quem pensa em se aventurar no cargo. Ele destaca a importância de estar preparado fisicamente e mentalmente para essa função exigente.
Nome Vinicius Dantas , Kitchen Utility
Obs da maruja: no navio de cruzeiro existem os restaurantes tanto para os hóspedes quanto para os tripulantes. E na área de serviço as panelas e utensílios devem ser lavados após o uso. Nao ache que são as panelas pequenas lá como a da sua mãe, são panelas grandes pois são cozinhadas comidas em grandes quantidades. Os responsáveis por lavar esses utensílios são os Kitchen Utility. Um cargo que nao tem contato com o passageiro por isso não exige experiência prévia.
1) Quais experiências em terra você acha que te ajudou a conseguir esse emprego?
Nenhuma experiência em terra foi necessária, apenas a vontade de trabalhar. Pois meus empregos anteriores não tinham nada a ver com a limpeza.
2) Como foi a entrevista? Teve quantas fases ? Foi em inglês ou português ?
Foi fácil, apesar de não ter costume de conversar em inglês muito menos passar por uma entrevista né. A entrevista foi dividida em quase metade do tempo em inglês e a outra metade em português.
3) Atividades executadas a bordo na sua posição ? Fale um pouco da sua rotina .
Como galley, eu sou responsável pela organização e limpeza de itens diversos ou áreas, como por exemplo ser o responsável por limpar os panelões, lavar pratos ou deixar a área limpa e higienizada para continuar as atividades.
4) Acima de você quais são os cargos do seu departamento?
Assistant Kitchen Steward -> Kitchen Steward -> Jr F&B -> F&B Director.
5) Quanto tempo de contrato e o tipo de contrato , férias quanto tempo e voce é remunerada nas férias ou nao e o *salário*? (Salário pode ser uma média ), varia de acordo com a classe do navio ou não, varia de acordo com a quantidade de cruzeiro ou não ?
O contrato pra brasileiro é de 8 meses podendo diminuir ou aumentar 1 mês, mas geralmente quem é brasileiro é contratado para completar tabela para ir ao Brasil, diminuindo assim em 1 mês. Nossas férias não são remuneradas, podemos ficar por 2 meses (no mínimo) podendo estender (se for da vontade do tripulante). Sobre se existe a variação de salário dependendo do navio ou da quantidade de cruzeiro não vou saber responder.
6) Dicas pra quem quer aplicar pra sua posição a bordo ?
Tenha vontade de trabalhar (Não é se matar de trabalhar pela companhia) mas entender que você escolheu vir.
7) O que você mais ama no seu trabalho a bordo?
Pessoalmente falando, eu gosto de tempos em tempos fazer algo novo, e aqui todo dia eu estou em um lugar diferente, todo cruzeiro entra uns tripulantes novos e posso ver e vivenciar experiências novas.
8) Você ja passou por quantas empresas de cruzeiro anteriormente?
Nenhuma, MSC é minha primeira empresa.
9) Como são as horas livres, pode acessar a área de passageiro?
Minha posição, dispõe de muito tempo livre comparado às outras posições a bordo. Sobre o acesso às áreas de passageiro são só em ocasiões especiais.
10) Você divide cabine ?
Nesse contrato eu divido cabine com mais 3 pessoas.
12) Conselhos para sobreviver na vida a bordo, manter a saúde mental.
Vá a academia, traga um livro, um video game, joguinhos no celular, vá transar… Varia de pessoa para pessoa, eu me mantenho indo a academia e descendo no porto (nem que seja só pra andar).
13) Conselhos para quem quer aplicar para sua posição
Não venha kkkkkkk. Brincadeiras a parte, se você é “pau para toda obra” você sobrevive com louvor a galley.