Trabalhar em um navio de cruzeiro é intenso, cansativo e, ao mesmo tempo, fascinante. Mas o que muita gente não sabe é que a tripulação também tem seus momentos de lazer — e um dos pontos mais icônicos de socialização a bordo é o famoso crew bar, o bar exclusivo dos tripulantes. Se você quer saber como é o crew bar, o que tem por lá, se pode beber e como funcionam as festas da tripulação, esse artigo foi feito pra você!
Aqui você vai entender tudo sobre esse espaço que é quase um santuário de descompressão para quem vive o dia a dia puxado de um navio.
📌 Sumário
- O que é o Crew Bar e para que serve?
- O que tem no Crew Bar?
- Onde fica o bar da tripulação no navio?
- As bebidas e os preços no Crew Bar
- Eventos e festas no Crew Bar
- Política de álcool e limites
- Área de fumante e comportamento a bordo
- Conclusão: use o Crew Bar a seu favor
🍻 O que é o Crew Bar e para que serve?
O Crew Bar é o bar da tripulação, um espaço reservado exclusivamente para quem trabalha no navio. Os hóspedes não têm acesso e, por isso, ele funciona como um ponto de descontração e socialização para os funcionários após um longo dia de trabalho.
Mais do que um lugar para beber, o Crew Bar é onde a tripulação se encontra para conversar, rir, ouvir música, jogar sinuca e, claro, fazer novas amizades. Para muitos, é o único momento do dia em que é possível relaxar de verdade — e manter a sanidade mental.
🍹 O que tem no Crew Bar?
O Crew Bar varia bastante de navio para navio, mas quase todos oferecem o básico para um bom happy hour. Lá você encontra bebidas alcoólicas, refrigerantes, snacks e até café.
Em muitos navios, o espaço ainda conta com mesa de sinuca, futebol de mesa, tela para karaokê e até uma jungle box, que é uma espécie de caixa de som comunitária onde os tripulantes podem colocar suas músicas favoritas.
Alguns itens disponíveis no Crew Bar:
- Cervejas nacionais e importadas;
- Drinks prontos ou simples (vodka com suco, rum com coca-cola, Aperol Spritz, Gin e Tônica etc.);
- Sucos e refrigerantes;
- Água (inclusive em garrafa, para levar para o quarto);
- Snacks como salgadinhos, chocolates e biscoitos;
- Café e cigarros (em algumas companhias).
- Ítens de necessidade higiênica: Barbeador, absorventes, escova de dente e pasta.
PS: Esses ítens dependem da disponilidade do navio e da companhia, cada companhia vai ter sua especificidade, preços, humor do bartender responsável ( hahaha), etc.
🧭 Onde fica o bar da tripulação no navio?
A localização do Crew Bar também varia conforme o tipo e a classe do navio. Em muitas embarcações da Classe Conquest ou Classe Vista, o Crew Bar costuma estar no deck 0, também conhecido como o “andar da tripulação”.
Esse é um espaço totalmente isolado da área dos hóspedes. A entrada é feita com crachá, e em nenhuma circunstância um guest pode entrar lá — isso garante um pouco de privacidade para os tripulantes, algo raro dentro do navio.
Existem algumas companhias que fazem um tour pelo navio para os hóspedes que eles podem fazer uma visita monitorada e autorizada pelo capitão, mas tirando essa situação, é proibida a entrada de hóspedes.
Pode acontecer também em que familiares dos tripulantes façam cruzeiro e nesse caso, possuem uma autorização para frequentar o crew bar.
💸 As bebidas e os preços no Crew Bar
Um dos grandes atrativos do Crew Bar são os preços baixos. Como a companhia entende que o bar é uma forma de manter a moral da tripulação, os valores são subsidiados.
Enquanto um hóspede paga 8 dólares por uma cerveja, você pode encontrar a mesma por 1 ou 2 dólares no Crew Bar. Isso vale para bebidas alcoólicas, snacks e até itens como café e cigarro.
Esse desconto é uma forma da empresa manter os tripulantes motivados, mas também controlados. Afinal, com um valor mais acessível, o tripulante consome dentro de um limite justo — desde que com responsabilidade.
O pagamento é feito com o cartão do tripulante (Crew Card) em que você coloca dinheiro (nas máquinas tipo ATM a bordo) e pode comprar qualquer coisa no navio com esse cartão.
🎉 Eventos e festas no Crew Bar
O Crew Bar não é só um bar. Ele também é o palco principal das festas da tripulação. Todo mês, o RH do navio divulga no “notice board” uma programação com eventos como:
- Karaokê Night;
- Festa com DJ (geralmente alguém da galley);
- Noite de Bingo;
- Quiz Nights;
- Torneios de sinuca e ping-pong.

- Show de Calouros: os tripulantes mostram seus talentos como cantar, dançar…
As Crew Parties são as mais esperadas. Algumas delas acontecem em áreas exclusivas dos hóspedes, que são temporariamente bloqueadas para a festa da tripulação. Essas festas costumam terminar por volta da 1h ou 3h da manhã, dependendo da empresa e da decisão do Hotel Director e Capitão.
É o Hotel Director quem autoriza ou não as festas, além de definir até que horas elas podem acontecer. O Hotel Director está abaixo do Capitão é a autoridade do navio que define junto ao departamento de Recursos Humanos, muitas vezes, quais festas, frequência e tema.c
🛑 Política de álcool e limites
Apesar de ser um local de diversão, o consumo de álcool é rigorosamente controlado nos navios de cruzeiro. Isso porque, infelizmente, já ocorreram situações sérias de abuso, como:
- Tripulantes embriagados causando confusão com colegas;
- Gente dando vexame na frente de hóspedes;
- Casos extremos de agressões ou tentativa de suicídio.
Para evitar isso, muitas companhias criaram políticas rígidas de consumo. Em alguns navios, há um limite diário de bebidas alcoólicas por pessoa, e é comum haver testes aleatórios de álcool e drogas.
Então, se você pensa em beber todos os dias sem medida, repense. Você pode ser suspenso, receber advertência ou até ser desembarcado.
🚬 Área de fumante e comportamento a bordo
Em muitos navios, o espaço para fumantes é separado do Crew Bar, mas há casos em que os dois ambientes são integrados. A verdade é que, por conta do estresse, muitos tripulantes acabam começando a fumar ou beber, mesmo que nunca tivessem esse hábito antes.
Se você ainda não embarcou, fica aqui o alerta: o ambiente pode ser puxado emocionalmente, mas isso não é desculpa para desenvolver vícios. Procure outras formas de lidar com o estresse, como academia, meditação ou escrever.
⏰ Funcionamento e curiosidades sobre o Crew Bar
O Crew Bar normalmente funciona todos os dias, com horários diferentes para dias de porto (port days) e dias de navegação (sea days).
- Port Day: o horário de funcionamento pode começar mais cedo, já que a carga de trabalho costuma ser menor;
- Sea Day: horários mais restritos, pois todo mundo está trabalhando mais intensamente.
Curiosidades que fazem o Crew Bar ser tão querido:
- É onde você faz amigos de verdade;
- Muitas histórias de romance começam ali;
- Você pode ouvir músicas de várias partes do mundo em uma só noite;
- O bar é um termômetro do moral da tripulação — se ele está cheio, é sinal de que o time está unido.
- Você se destrai daquele dia pesado de trabalho.
✅ Conclusão: use o Crew Bar a seu favor
O Crew Bar pode ser seu aliado a bordo. Ele está lá para proporcionar momentos de lazer, conexão com outras culturas e alívio do estresse. Mas é você quem decide como vai usá-lo.
Beber com moderação, respeitar os colegas e manter a disciplina são atitudes fundamentais para viver bem no navio. Afinal, a experiência de trabalhar embarcado vai muito além do trabalho: é também uma escola de vida.
Curta o Crew Bar, mas não dependa dele para ser feliz no navio. Crie memórias boas — e só as boas. 😉
Leia também outro artigo do nosso blog: Como é o a Academia dos Tripulantes.