Zandra Barbosa, brasileira, compartilha sua trajetória e experiências como Crew Purser a bordo de navios de cruzeiro. Conheça sua rotina, dicas para quem deseja seguir nessa área, e os desafios de gerenciar o financeiro dos tripulantes em alto-mar.
Zandra Barbosa é uma profissional brasileira com vasta experiência a bordo de navios de cruzeiro, atuando como Crew Purser. Ela trabalha atualmente nas companhias Oceania e Regent, que fazem parte do grupo NCL, podendo ser escalada para qualquer uma dessas duas empresas. Sua posição envolve a gestão financeira dos tripulantes e a solução de problemas relacionados aos salários. Cada companhia possui um regime diferente para essas funções, e o Crew Purser pode ter responsabilidades diversas dependendo da empresa.
1) Quais experiências em terra você acha que ajudaram a conseguir esse emprego?
Eu já tinha por volta de 10 anos de experiência em hotelaria, principalmente na recepção.
2) Como foi a entrevista? Quantas fases teve? Foi em inglês ou português?
A entrevista foi bem tranquila, direto com a companhia, em inglês. Tive duas entrevistas antes de receber a data e o navio, na época pela Celebrity. Na Viking, fiz uma entrevista com a agência e outra com a companhia. Na Oceania/Regent foi apenas uma entrevista.
3) Quais atividades você executa a bordo na sua posição? Fale um pouco da sua rotina.
Comecei na recepção e logo fui promovida a Documentation Officer. Então, passei a fazer clearance, que é a burocracia para liberação do navio exercer suas atividades. Na Viking, entrei como Clearance Officer e fui promovida a Crew Purser, onde faço o cálculo de salários, horas extras, reembolsos, voos, embarque, desembarque e vistos.
4) Acima de você, quais são os cargos do seu departamento?
Acima de mim está o Chief Purser. Depois, o General Manager, que é o cargo mais alto na área de hotelaria do navio.
5) Qual é a duração do contrato? Como funcionam as férias? O salário é remunerado durante as férias?
Meu contrato é de aproximadamente cinco meses a bordo, com dois meses de férias. Sou remunerada somente enquanto estou embarcada. Meu salário é de 4.700 dólares, com aumentos anuais na empresa, cerca de 150 dólares por ano. Não há diferença de salário com relação à classe do navio.
6) Dicas para quem quer aplicar para a sua posição a bordo?
Geralmente, não se contrata Crew Purser diretamente sem experiência. Recomendo começar na recepção e ir subindo de posição.
7) O que você mais ama no seu trabalho a bordo?
O que eu mais amo, de fato, é o salário. Não é uma posição que me permita sair muito do navio, então o itinerário não importa tanto.
8) Você já passou por quantas empresas de cruzeiro anteriormente?
Antes da Oceania/Regent, trabalhei em duas outras empresas de cruzeiro.
9) Como são suas horas livres? Você pode acessar as áreas de passageiros?
Como sou officer, posso utilizar os restaurantes, bares e academia dos passageiros. No entanto, não tenho muitas horas livres, então acabo não usando muito essas áreas.
10) O que você acha necessário falar? Abra seu coração. ❤️
Não é um trabalho fácil. É bastante estressante, pois não se pode errar com salários. A sobrecarga é grande, o estresse é alto, e o emocional muitas vezes é prejudicado.
11) Você divide cabine?
Não divido. E a cabine é bem espaçosa, dependendo do navio.
12) Conselhos para sobreviver na vida a bordo e manter a saúde mental.
Mantenha o foco nos seus objetivos. Trabalhar a bordo significa estar ciente de que você estará ausente na vida de seus familiares e amigos na maior parte do tempo. Faça amigos a bordo, saia sempre que possível e arranje hobbies. Tenha cuidado com o crew bar, especialmente para quem tem dificuldade em estabelecer limites; o estresse só vai aumentar sua dependência.
13) Conselhos para quem quer aplicar para sua posição?
Se já tem experiência prévia, seja direto e conciso nas suas respostas durante a entrevista.
Veja também:
Entrevista Exclusiva: Dicas e Experiências de Thainá como Mess Attendant a Bordo
Experiência a Bordo: Yasmin Compartilha Sua Jornada como Youth Staff em Cruzeiros
Entrevista com Vinicius Dantas: A Rotina de um Kitchen Utility a Bordo de um Cruzeiro
Entrevista com Tatiana: A Experiência de uma Hotel Cleaner a Bordo do MSC Preziosa