Entrevista com Johanna Zenker: A Vida e Rotina de uma Fotógrafa a Bordo de Navios

Johanna Zenker, de 28 anos e natural do Rio Grande do Sul, atua como fotógrafa em cruzeiros, trabalhando atualmente para a P&O Cruises UK. Com mais de 10 anos de experiência em fotografia de moda e produção de conteúdo, ela revela como essa bagagem em terra foi crucial para conquistar seu lugar a bordo. Além disso, Johanna compartilha detalhes sobre sua rotina de trabalho, as responsabilidades na galeria de fotos e os ensaios privados, e ainda dá dicas essenciais para quem deseja se candidatar para essa posição.

Olá! Meu nome é Johanna Zenker, do Rio Grande do Sul, 28 anos e sou fotografa de navio e estou atualmente trabalhando pela Tempest Photography na P&O Cruises UK, mas já trabalhei anteriormente na NCL.

1) Quais experiências em terra você acha que te ajudou a conseguir esse emprego?

Fui fotografa durante 10 anos antes de vir para o navio, trabalhei em terra com fotografia de moda e produção de conteúdo e vídeo.

2) Como foi a entrevista? Teve quantas fases ? Foi em inglês ou português ?

Tive 2 entrevistas, a primeira entrevista foi online para que a empresa entendesse quem sou, personalidade, e saber da minha experiência em outros navios, tudo em inglês.
A segunda entrevista foi online também , só que técnica na qual eu tive que passar por um teste de conhecimento básico de fotografia

3) Atividades executadas a bordo na sua posição ? Fale um pouco da sua rotina .

No caso, trabalhando na companhia de cruzeiro chamada P&O durante sea days ficamos na galeria de fotos (uma área do navio para que os passageiros comprem e façam seus books de fotos) para vender as fotos e marcar ensaios fotográficos privados durante o dia ou fazemos a estação de fotografia de íris para venda e durante a noite temos 2 horas de estúdio no átrio do navio. Começamos o dia às 10 am. Fechamos a galeria , os estúdios e as estações de foto as 9pm. Em dias de Porto trabalhamos apenas as 5:30 pm até as 10 pm em estúdio, galeria e fotografamos os ensaios marcados. E temos bons breaks durante o dia para comer e descansar.

4) Acima de você quais são os cargos do seu departamento?

Sou fotografa, acima de mim e apenas o assistente e o gerente de departamento.

5) Quanto tempo de contrato e o tipo de contrato , férias quanto tempo e voce é remunerada nas férias ou nao e o *salário*? (Salário pode ser uma média ), varia de acordo com a classe do navio ou não, varia de acordo com a quantidade de cruzeiro ou não ?

Nossos contratos são de 6 meses e meio, e em média 2 meses de férias (podemos escolher entre mais ou menos dependendo da rotação de crew dos navios). Salário de 1000 libras + comissão. Temos férias remuneraras com um salário e a comissão vem toda junto com o valor das férias. Todos os navios são iguais o que varia e a comissão de acordo com o target do Cruzeiro. Podemos também escolher para qual navio vamos depois de acordo com a rotação de crew.

6) Dicas pra quem quer aplicar pra sua posição a bordo ?

Saber utilizar uma câmera fotografia (conhecimento de ISO, velocidade e abertura) e conhecimento básico em equipamentos tipo flash e speed light. E claro, ter uma mentalidade forte para lidar com rejeição. Recebemos muitos nãos de formas muitas vezes rude, o que pode afetar uma pessoa ao longo do contrato.

7) O que você mais ama no seu trabalho a bordo?

A possibilidade de ser criativo nos ensaios privados. É onde podemos brilhar como fotógrafos. O fato que não temos gangway duty (geralmente em algumas companhias quando os navios estão atracados em portos, os fotógrafos são escalados para ficar na entrada do navio tirando foto dos passageiros )e temos um ambiente de trabalho mais flexível e mais amigável do que em outras companhias.

8) Você ja passou por quantas empresas de cruzeiro anteriormente?

Trabalhei anteriormente na NCL como fotografa e agora na P&O ( empresa Tempest Photography que presta serviço para a P&O UK)

9) Como são as horas livres, pode acessar a area de passageiro?

Podemos acessar sim área de passageiro em determinados horários de acordo com a capacidade total de passageiros do cruzeiro e temos horários justos para o trabalho, nenhum fotógrafo trabalha mais que 7 horas em dia de mar ou mais que 5 em dia de Porto.

10) O que quer você ache necessário falar, abra seu coração ❤️

Terapia em dia galera, navio por melhor que seja é um ambiente muito pesado e tóxico, se ficar longe da família e dos amigo é uma coisa que te afeta, talvez esse não seja o melhor emprego para você. Tem que ser independente e não pode se apegar as pessoas a sua volta.

11) Você divide cabine ?

Sim, são cabines de 2 pessoas, espaço bom, porém sem frigobar.

12) Conselhos para sobreviver na vida a bordo, manter a saúde mental.

Cuidar da sua saúde física , sair no Porto e ter em tempo para si mesmo sozinho. Essas são as 3 coisas fundamentais para ter uma vida equilibrada aqui dentro. E lembrar que muitas das pessoas daqui estão ou buscando um objetivo durante um determinado período ou fugindo de algum problema. Antes de se envolver com alguém tenha consciência que tudo pode ser muito intenso e rápido, e como tudo que vem fácil vai fácil. Os relacionamentos aqui dentro são muito transacionais e difíceis de manter por causa disso, tenha em mente que você vem em primeiro lugar.

E claro se você tiver condições, mantenha uma terapia semanal por vídeo, confia na tia.

13) Conselhos para quem quer aplicar para sua posição

Procure os grupos de WhatsApp para conversar com quem já tá dentro do navio que você vai para saber como é o dia a dia, pois isso muda de gerente para gerente e departamento para departamento, sempre conversar com alguém que está lá acaba sendo a melhor opção para ter informações corretas e lembre que cada um tem uma experiência única.

Publicado por

Maruja Carolina

Olá, meu nome é Carol e sou a mente criativa por trás do Blog Dicas da Maruja. Estou animada para compartilhar com você todo o meu conhecimento e as experiências que vivi a bordo de navios de cruzeiro. Trabalhei como bartender em navio por 5 anos e tenho muitas histórias e dicas valiosas para dividir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
Sair da versão mobile