Entrevista Exclusiva com Léo: A Experiência de Trabalhar como Youth Staff em Navios de Cruzeiro

Nessa entrevista, conversamos com Léo Caetano, 22 anos, que compartilha sua jornada trabalhando como Youth Staff a bordo do MSC Grandiosa. Com experiência anterior como Assistant Waiter no MSC Seaview, Léo nos conta como suas vivências em terra, como intercâmbio e aulas de idiomas, o ajudaram a conquistar essa posição. Ele fala sobre a rotina de cuidar de crianças e adolescentes em um navio de cruzeiro, os desafios do trabalho a bordo, as oportunidades de crescimento, além de dar dicas valiosas para quem deseja seguir essa carreira. Se você tem curiosidade sobre o dia a dia de um Youth Staff e o que é necessário para se destacar nessa função, não perca essa entrevista!

Sou o Leo, 22 anos e acabei de completar meu primeiro contrato como Youth Staff na companhia MSC Grandiosa, mas fiz um contrato antes no MSC Seaview (outro navio da mesma companhia) como Assistant Waiter.

1) Quais experiências em terra você acha que te ajudou a conseguir esse emprego ?

Eu fiz um intercâmbio na Bélgica de High School que foi muito valorizado no primeiro contrato, mas a experiência que mais me ajudou a conseguir o cargo que eu trabalho hoje foram os dois anos dando aula na Wizard, escola de idiomas para crianças e adolescentes.

2) Como foi a entrevista ? Quantas fases tiveram? Inglês ou português?

Para YS foi uma entrevista em inglês/espanhol e logo após o training no MiniClub. Para Assistant Waiter foi apenas uma entrevista em inglês.

3) Atividades executadas a bordo na sua posição ? Fale um pouco da sua rotina.

Obs da Maruja: em um navio de cruzeiro existem departamentos específicos para entretenimento de adultos, crianças e adolescentes. Quando os passageiros levam seus filhos a bordo existem atividades em que eles podem deixar os filhos por um período e lá eles fazem atividades recreativas.

Tomamos conta das crianças de 3 até 11 anos e as vezes dos jovens de 12 a 17 anos. Fazemos jogos, atividades diárias, ficamos na recepção do miniclub também, tendo contato direto com os pais, dançamos, fazemos mascotes (os tripulantes desse departamento se vestem com personagens e as crianças tiram foto) . É uma jornada de aproximadamente 7.5 horas por dia, sempre com sorriso na cara pra animar as crianças.

4) Acima de você quais cargos do seu departamento?

Assistant Youth Staff Manager, Youth Staff Manager e Cruise Director.

5) Quanto tempo de contrato e o tipo de contrato , férias quanto tempo e você e remunerado ? Seu salário varia de acordo com a classe de navio e a quantidade de cruzeiro ?

7 meses de contrato, férias de 2 a 5 meses e não sou remunerado durante as férias. Recebo $1647.00 e não varia por navio, apenas por tempo de companhia.

6) Dicas para quem quer aplicar para sua posição a bordo ?

Ter energia e experiência com crianças e adolescentes. Saber línguas além do inglês e espanhol também e flexibilidade para aprender rápido. O contato com crianças vai te ajudar muito a aprender e a ensinar outras línguas .

7) O que você mais ama no seu trabalho a bordo?

A energia que as crianças tem e transmitem, apresentar atividades com o microfone na mão e dançar. Além da recepção ter uma troca legal com os pais.

8) Você já passou por quantas companhias de cruzeiro anteriormente?

Somente a MSC.

9) Como são as horas , pode acessar a área de passageiro ?

Sim, somos livres para ir às áreas de passageiros até às 2 da manhã.

10) O que quer que você ache necessário falar, abra seu coração?

Se for enfrentar um contrato a bordo, tenha força e saiba que não é só viajar o mundo. Você está ali para trabalhar, o conhecer lugares é um bônus. Não queimem a imagem dos brasileiros que já está queimada por achar que é só viajar.

Obs da maruja: algumas companhias de cruzeiro ficaram muitos anos sem contratar brasileiros por conta de problemas que tiveram com a nossa nacionalidade.

11) Você divide cabine ?

Sim, uma cabine com duas camas individuais.

12) Conselhos para sobreviver na vida a bordo manter a saúde mental ?

Conversar com amigos e familiares ao menos quinzenalmente e ir na disco (crew bar) no final de um expediente difícil. Além de sair um pouco no seu tempo livre para ter um tempo para você.

13) Conselhos para quem quer aplicar para sua posição?

Seja forte e entenda que crianças são diferentes em todos os lugares do mundo. É necessário aprender sobre a cultura deles e respeitar.

Essa é a rede social do Léo se quiser saber mais sobre:

@leleo.caetano

Publicado por

Maruja Carolina

Olá, meu nome é Carol e sou a mente criativa por trás do Blog Dicas da Maruja. Estou animada para compartilhar com você todo o meu conhecimento e as experiências que vivi a bordo de navios de cruzeiro. Trabalhei como bartender em navio por 5 anos e tenho muitas histórias e dicas valiosas para dividir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
Sair da versão mobile